Peniche

Vinha por este meio pedir a quem saiba Luxemburguês para me auxiliar na tradução do site. Qualquer ajuda será bem vinda. A quem estiver interessado, pode usar a opção "sugestões" para me contactar por Email.

Festung zu Peniche

Mauer um Peniche

Festung zu Consolação

forte

O Forte da Praia da Consolação encontra-se num promontório rochoso, no extremo Sul da enseada de Peniche. A sua fachada principal está virada para o largo principal da Consolação, em frente à igreja de Nossa Senhora da Consolação.
O objectivo da sua construção era para que, em conjunto com o forte de Peniche e a fortaleza de São João Baptista na ilha da Berlenga, defender a costa e impedir desembarques na enseada de Peniche.
Neste momento não é possível visitas ao interior do forte pelo público em geral.

Cronologia:

  • 1645 - Conclusão da construção do forte, segundo lápide sobre o portal, iniciada em 1641, por iniciativa do Conde de Atouguia e senhor de Peniche, D. Jerónimo de Ataíde. (CALADO 1991)
  • 1665 - Sofreu obras de ampliação da primitiva plataforma. (CALLIXTO 1980)
  • 1755 - A bateria voltada ao mar desmorona-se por ação do terramoto.
  • 1796 - Estão já construídas as 5 plataformas do lado Oeste, para assentamento de bocas de fogo, não se voltando a reconstruir o baluarte. (Planta do Arquivo Militar, CALLIXTO 1988)
  • 1800 - Construção da bateria com 15 canhoeiras voltadas à enseada, que em conjunto com uma paliçada de estacaria, incluíndo a Igreja, cortava o acesso por terra à fortificação, formando um campo entrincheirado. (Planta do Arquivo Militar, Nº 1571, CALLIXTO 1988)
  • 1832 - Obras de restauro.
  • 1947 - Instalação de colónia de férias, a cargo das Religiosas do Sagrado Coração de Maria.
  • 1974 - Sede da Associação Recreativa Forte Clube da Consolação.

Festung zu São João Baptista

Kierch zu São Pedro

Klouschter zu São Bernardino

Stéierplaz zu Atouguia da Baleia

Kierch zu São Leonardo

Hellegtom zu Remédios



Nota: Esta página está em desenvolvimento e o objectivo é ter o mesmo conteúdo nas várias línguas (Português, Italiano e Luxemburguês).

Lescht aktualiséierung : 27-03-2018