Praias do concelho de Peniche com bandeira azul em 2017:
Os critérios de atribuição da Bandeira Azul contemplam quatro pontos essenciais: informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, equipamentos e também segurança e serviços.
Quercus Atribuiu qualidade ouro 2013 a nove praias do concelho de Peniche:
Na costa norte de Peniche surge uma pequena península com calcário e brecha vulcânica, conhecida por Papôa. Esta formação rochosa apresenta um modelado cársico,
sendo um local de pesca bastante procurado, proporcionando, tambem, belas vistas para o
mar. E é um excelente local para observação de aves marinhas.
A Papôa está rodeada de mar por três lados: norte, oeste e sul. Isto faz deste local um dos mais frescos da costa portuguesa durante o Verão.
O solo onde se encontra o calcário da Papôa é seco, aquece muito quando recebe raios solares e é inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto. Este tipo de calcário é constituído por calcite, sílica e óxido de ferro. E é o óxido de ferro que confere uma cor alaranjada ou vermelha à rocha.
Foi na Papôa, em 1786 que ocorreu o naufrágio do navio de guerra espanhol, San Pedro de Alcântara.
A Nau dos Corvos é uma das mais famosas formações rochosas da costa portuguesa e um dos ex-libris da península de Peniche. O seu nome vem do facto de: Como muitos afirmam, "Parece uma antiga nau do tempo dos descobrimentos" e aos corvos marinhos que escolhem nela poisar. Situada junto à costa norte do Cabo Carvoeiro. Sempre que passo por Peniche, visito-a pelo menos uma vez, não só por a querer vêr, mas tambem pela paisagem que se tem naquela zona do Cabo Carvoeiro. Consegue-se vêr no horizonte as Berlengas e os Farilhões, e em redor uma grande extensão da costa e praias de Peniche.
O grande problema de Peniche, sempre foi a falta de água doce. Por causa disso, foi projectado construir uma barragem no rio de São Domingos.
A ideia começou em 1985(com o financiamento por parte do FEDER) e terminou em 1998 com a conclusão de todas as obras referentes ao fornecimento de água. (barragem, reservatórios, estações de tratamento de águas, etc...)
A barragem tem uma capacidade de 7550000 m³ de armazenamento útil de água. Segundo o SMAS de Peniche: a taxa de utilização média da captação de água era de cerca de 4500m³/dia em 2007. A albufeira resultante da barragem de São Domingos, recebeu o mesmo nome. E estende-se desde a Atouguia da Baleia até depois de Reinaldes. Actualmente existem projectos para a utilização lúdica da albufeira.