Peniche

Praias do concelho de Peniche com bandeira azul em 2017:

  • Consolação
  • Baleal Sul
  • Baleal Norte
  • Medão - Supertubos
  • Gambôa
  • Cova da Alfarroba

Os critérios de atribuição da Bandeira Azul contemplam quatro pontos essenciais: informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, equipamentos e também segurança e serviços.


Quercus Atribuiu qualidade ouro 2013 a nove praias do concelho de Peniche:

  • Consolação
  • São Bernardino
  • Baleal Sul
  • Baleal Norte
  • Baleal Campismo
  • Medão - Supertubos
  • Gambôa
  • Cova da Alfarroba
  • Peniche de Cima

Praia da Consolação

Consolacao

A praia da Consolação está dividida em duas partes: Uma a norte do forte da Consolação com um largo e muito extenso areal, cujo vai até à praia de Supertubos. Esta é uma praia de lazer para banhos e é tambem muito procurada pelos praticantes de surf, windsurf e bodyboard. A praia a sul do forte é mais pequena e é simplesmente uma grande laje de pedra. Esta parte da praia é talves, mais procurada que a anterior devido ás suas propriedades terapêuticas. As condições naturais (flora marinha, correntes, etc...) fazem com que a concentração de iodo seja elevada. E isto aliado a uma boa exposição solar faz com que cure ou no mínimo alivie as doenças reumáticas e outras a nível dos ossos. Estas condições são únicas na Europa, o que atrai todos os anos milhares de turistas.

Praia do Medão - Supertubos

RipCurl

A praia de Supertubos, também conhecida como praia de Medão-Supertubos, é um local de eleição para o surf devido à mundialmente famosa “Onda dos Supertubos” que permitiu, a partir de 2009, que Peniche tivesse sido colocado na rota da “fórmula 1” do surf mundial, com a realização anual de uma das 11 provas do circuito da Association of Surfing Professionals. Integrada num sistema dunar de significativo valor ambiental (Sítio Rede Natura 2000 Peniche/Santa Cruz), a praia de Supertubos possibilita um uso balnear de elevada qualidade e segurança, pelas condições naturais e enquadramento paisagístico existentes, pela excelente qualidade da água (Praia Qualidade Ouro 2011 pela Quercus), pela boa acessibilidade (Praia Acessível 2011 pelo Instituto Nacional para a Reabilitação) e pelo cumprimento de um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental (Praia Bandeira Azul 2013 pela AssociaçãoRipCurl Bandeira Azul da Europa, galardão que vem sendo atribuído a esta praia desde 1989). Situada na baía sul do tômbolo de Peniche, entre o Molhe Leste do porto de pesca da cidade e o promontório de Nossa Senhora da Consolação, esta praia dispõe de um enquadramento paisagístico singular, podendo observar-se o recorte do casario de Peniche a Norte, até ao cabo Carvoeiro e, para sul, o Forte de Nossa Senhora da Consolação e a lindíssima costa rochosa que se estende até onde é possível a vista alcançar.Em termos de serviços, conforto, segurança e comodidade, esta praia dispõe de uma concessão constituída por bar com esplanada, aberto ao longo de todo o ano, nadador salvador, posto de primeiros socorros, instalações sanitárias e duche de água doce, durante a época balnear. Tem uma área de estacionamento própria e delimitada, parcialmente pavimentada, com capacidade para mais de uma centena de viaturas. A sua localização, com acesso direto ao IP6 e na proximidade dos principais hotéis do concelho de Peniche, faz com que seja procurada por um grande número de praticantes de desportos de deslize nas ondas, veraneantes, viajantes e turistas das mais diversas proveniências,ripcurlpro principalmente durante a época estival, mas também noutras alturas do ano, sempre que esta praia é palco de grandes eventos desportivos.


Praia do Baleal

sul

Baleal é uma pequena ilha situada ao norte de Peniche, separada do continente por um tômbolo, formando uma praia de fina areia branca. Na continuidade da enseada existem igualmente a ilhota das Pombas e o ilhéu de Fora. O Baleal herdou esta denominação da função que estes rochedos desempenharam no passado de local de baleação.


Praia de Peniche de cima

A praia de Peniche de cima está situada na parte norte do ístmo da península. O seu areal, de areia muito fina, estende-se até à praia do Baleal sul. Mesmo no limite sul da praia encontra-se parte da muralha de Peniche. E para norte é possível vêr a ilha do Baleal.


Praia de São Bernardino

SBernardino

A praia de São Bernardino é rodeada de falésias, apesar disso tem bons acessos e parque de estacionamento. As arribas que rodeiam a praia tornam-na abrigada, e tornam-se numa mais valia nos dias com mais vento. Nela existe um bar/restaurante e é a praia concessionada que está mais a sul, dentro do concelho de Peniche.


Praia dos Frades

PFrades

A praia dos Frades encontra-se a sul da praia de São Bernardino. E tal como a praia de São Bernardino, é bastante abrigada do vento devido às suas arribas. O seu nome vem do facto de que os membros do clero, que habitavam no Convento de São Bernardino, a utilizavam regularmente na época do verão.




Nota: Esta página está em desenvolvimento e o objectivo é ter o mesmo conteúdo nas várias línguas (Português, Italiano e Luxemburguês).

Última atualização : 27-03-2018